sexta-feira, 3 de junho de 2011

Detalhes das cardiopatias caninas e felinas!


Meu cachorro é cardiopata, e agora?

As cardiopatias podem ser congênitas (o animal nasce com ela) ou as adquiridas(o animal apresenta depois de uma certa idade). As estatísticas indicam que 1 entre 10 cães quando envelhecer vai ser cardiopata, sem deixar de lado que cães jovens também podem apresentar cardiopatias, que são as congênitas. Também temos as cardiopatias causadas por verminoses(Dirofilariose); ressaltando que o vermífugo de seu animalzinho sempre tem que estar em dia, consulte seu veterinário para o mais adequado para esse tipo de parasitose.
As duas cardiopatias mais comuns em cães são a fibrose da válvula mitral e a cardiopatia dilatada congestiva. Os gatos, diferentemente dos cães apresentam a cardiomiopatia hipetrófica e o tromboembolismo.
Mas quais os sinais que o meu cão ou gato irá apresentar caso tenha umas dessas doenças acima?
é necessário observação, o animal irá apresentar cansaço facil após exercício, dificuldade na respiração, tosse crônica, sonolência, emagrecimento e também pode apresentar as gengivas ou a língua roxas. Nos gatos é importante a observação das dificuldades respiratórias e também paralisia de membros.
O tratamento, após a confirmação da presença de cardiopatia, pode ser contínuo (dependendo da gravidade e evolução) ou temporário (geralmente no caso das afecções bacterianas, parasitárias ou inflamatórias).
O animal cardiopata necessita de uma dieta normoprotéica, que é baseada nas condições nutricionais que o animal apresenta (peso, circunferências de pescoço e abdômem, estado de nutrição). O alimento a ser oferecido deve ser hipercalórico, pois, o animal cardiopata pode apresentar anorexia (falta de apetite) e a diminuição da quantidade de alimento a ser ofertada tem que ser diminuida. A proteína tem que ser de alta digestibilidade e com alto valor biológico (para diminuição da necessidade de suco gástrico). Existem rações industrializadas (as que eu conheço são da royal canin e hills) e também as dietas caseiras que dependem da prescrição de um especialista em nutrição para pequenos animais.
O apoio do seu veterinário de confiança é indispensável, pois, ele irá precrever os exames necessários e os medicamentos, visando melhorar e prolongar a vida do seu cãozinho. Não automedique seus animais, sempre procure apoio e se informar antes. O exame clínico minucioso de seu animal é um direito seu, exija isso do veterinário.

Eu fico por aqui mais uma vez, aqui em baixo tem sites que vocês podem consultar para se informar mais sobre as cardiopatias. Fuii!! ;D


http://www.vetcordis.com/artigos/artigo_3.htm
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=cardio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...