domingo, 28 de agosto de 2011

OS DÁLMATAS E A SURDEZ

Esta é a Íris, a Dálmata do Daniel.
Pessoal, essa semana um leitor do blog, o Daniel, veio nos falar sobre a Dálmata dele, a Íris, que é surda desde nascença. Muitos não sabem, mas estudos indicam que 10 a 12% doas Dálmatas nascem com esse problema. A surdez é causada por um gene de falta de pigmentação e é um defeito genético que pode afetar não só os Dálmatas mas qualquer cão de pelagem malhada. O problema é de conhecimento de qualquer criador da raça e na Grã-Bretanha é feito um teste de avaliação da audição dos filhotes com auxilio de uma máquina antes de eles chegarem na idade para serem vendidos. No Brasil é feita a observação nos primeiros meses de vida do filhote. Também foi comprovado que animais que possuem um ou dois olhos azuis são mais predispostos a esse tipo de anomalia.

Mas a surdez em si não é o maior problema, um animal surdo pode ser adestrado com sinais e ter uma vida normal. O real problema é o abandono desses animais. Surdez não é motivo de abandono e muito menos de sacrifício, são animais saudáveis que podem ter uma vida longa e muito feliz ao seu lado.

Então vamos lá, se você descobrir que o seu cãozinho é surdo, sendo um Dálmata ou não, em primeiro lugar procure um adestrador para aprender uma linguagem de sinais e poder se comunicar com o seu bicho. Depois de aprender alguns sinais ele pode ser facilmente educado como qualquer outro cão. 
De forma alguma deixe ele sair sozinho na rua, um animal sem audição tem maior chance de ser atropelado. 
Lembrem-se a surdez nada tem haver com o fato de o animal ser mais ou menos inteligente.
Cuidado com crianças, mesmo que o cão seja dócil a criança pode não entender porque ele não responde e acabar sendo um pouco bruta para tentar conseguir atenção.
É muito importante castrar o seu bichinho ou evitar que ele cruze, a melhor forma de diminuir a incidência é evitar passar o gene para a frente.

Sempre de muita atenção e muito carinho, isso vale para todas as situações.

Fontes:

11 comentários:

  1. Olá!!!Ficou bem legal!!!
    Daniel Elias

    ResponderExcluir
  2. Gostei e vou passar adiante. Obrigada amigo pela lição. Beijinhos, Simone

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando um filhotinho de dalmata surdo, se alguem souber quem tem para vender, por favor me mandem um email : e.ameida@live.co.uk
    Acho um absurdo sacrificarem um bichinho só porque ele não ouve sendo que ele é cheio de saude e pode ter uma vida normal.

    ResponderExcluir
  4. Erika no site da OLX tem uma doação de dálmata filhote surdo

    ResponderExcluir
  5. Meu filhinho é surdo, fiquei arrasada, chorei mto, mas amo ele acima de tudo!!! ele é dalmata.

    ResponderExcluir
  6. Galera meu dañmata so tem 45 dias ,, acho q e surdo! Ou ele n atende ao som pq é muito novinh me ajudem

    ResponderExcluir
  7. Meu bb tbm E Surdo tenho Muita Pena Qria Muito A Ajuda De Alguem Para ensina lo algumas Coisa Para Facilitar mas A Vida Dele

    ResponderExcluir
  8. tenho um filhote de Dalmata com 40 dias e acho que ele é surdo como diagnosticar

    ResponderExcluir
  9. Acho que minha filhote de dalmata é surda, como identidicar?

    ResponderExcluir
  10. Achei um dálmata. Abandonado e peguei ele pra mi .mas parece que ele e surdo.como faço pra descobrir.queria muito ficar com ele mas não tenho condição de levá-lo ao veterinário pra avaliar .ele é muito lindo e inteligente

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...