quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DAPP - Dermatite Alérgica a Picada de Pulga!


Olá pessoas!!

A DAPP é hoje a afecção dermatológica com mais frequência nas clínicas. E sim, os animais também tem alergias. É causada pela saliva oriunda da picada das pulgas e independe do número de pulgas presentes no animal que, uma vez alérgico, uma unica pulga basta para desencadear a reação. Durante o repasto sanguíneo as pulgas injetam saliva, que tem propriedades anticoagulantes, na pele, essa proteína estimula o sistema imunológico do animal alérgico a desencadear a reação. As pulgas são chamadas ectoparasitas temporários, pois ficam no animal somente para alimentação. 95% das pulgas estão no ambiente.
A suspeita deve sempre ser de animais que frequentam a rua, pet shops e não fazem controle com medicações antipulgas mensalmente. O principal sintoma é o prurido que varia de moderado a intenso, podendo gerar reações cutâneas mais graves, hiperpigmentação da
área afetada, falha na pelagem entre outras. Muitas vezes o prurido é sazonal, ou seja, aumenta em certas épocas do ano, como o verão. A DAPP também acomete os gatos, que desenvolvem reações um pouco diferentes da dos cães como: dermatite miliar (pápulas generalizadas), alopecia, e lesões altamente pruriginosas. A coceira pode ser diferente da normal envolvendo mordidas, lambeduras entre outros.
O diagnóstico é feito com base na história clínica do animal, na presença de fezes e/ou pulgas e de lesões pruriginosas que são compatíveis com as da DAPP.
Como as pulgas são transmissoras da Dipilidiose, animais que estão infestados podem eliminar o parasita.

O tratamento compreende a eliminação dos ectoparasitas do animal, ambiente e contactantes. A vermifugação também é indicada em todos os casos suspeitos, juntamente com o controle do prurido.
Fiquem atentos aos ectoparasitas de seus animaizinhos, além da DAPP, eles transmitem muitas outras doenças que podem prejudicar muito a saúde de seu amigo. Qualquer suspeita ou dúvida maior leve ao veterinário que indicará o protocolo mais adequado.

Eu fico por aqui e até a próxima!!

Fontes:
Foto: Sahara - arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...