terça-feira, 1 de novembro de 2011

Guia Prático: Limpinho e Saudável

Hora da limpeza!! É importante que nós, como donos de animais de estimação, tenhamos consciência que cada parte do corpo do nosso pet precisa de cuidados especiais. Olhos, dentes, unhas, orelhas e pele merecem atenção. A manutenção constante dessas regiões ajuda na prevenção de doenças, como infecções bacterianas, sarnas e dermatites. E pode ser feita em casa ou no veterinário, em casos mais sérios, como excesso de sujeira ou coloração diferente do comum nessas regiões, é indicado que leve ao veterinário, pois estes sinais mostram que algo está errado.



Orelha: A otite, infecção nos ouvidos, é a doença mais comum nesta região caso a higienização não seja feita corretamente. Evite a entrada de água na orelha durante o banho
Manutenção: uma vez por semana com produtos específicos
O que fazer: primeiro coloque o produto e faça uma leve massagem na orelha. Em seguida, limpe o ouvido do animal com um algodão.




Olhos: Ceratite (infecção na córnea), úlcera na córnea e catarata são algumas doenças comuns nos olhos, além do excesso de sujeiras e ramelas.
Manutenção: olhos muito sujos geralmente lacrimejam em excesso, estão avermelhados ou com uma coloração diferente. A higienização deve ser feita duas vezes por semana.
O que fazer: para limpar use solução fisiológica gelada.



Dentes: A má higienização dos dentes pode resultar em periodontite, tipo de infecção bacteriana caracterizada pelo mau cheiro e sujeira aparente.
Manutenção: os dentes dos animais domésticos devem ser escovados três vezes por semana. Isso diminui a incidência de placa bacteriana e perda dos dentes.
O que fazer: para a escovação é necessário usar um creme dental específico para o animal e uma escova de dente ou dedeira. Não há segredos na escovação.



Pele: Dermatites bacterianas, carrapatos e sarna são doenças frequentes na pele do animal na falta de higienização correta.
Manutenção: cães devem tomar banho a cada 15 dias para não perder a proteção da pele. A periodicidade do banho em gatos é maior, a cada seis meses, já que eles se auto-higienizam.
O que fazer: oferecer ração de qualidade e usar produtos específicos (xampu, sabão e medicamentos) é essencial pra cuidar da pele de seu bichinho.



Unhas: Unhas muito grandes podem entrar na pele de seu bicho, machucá-lo e dificultar sua locomoção.
Manutenção: cães devem cortar as unhas uma vez por semana e gatos a cada 15 dias.
O que fazer: é recomendável cortar as unhas do animal no veterinário, já que durante a manutenção ele pode se machucar.




Este é um Guia Prático, ou seja, as orientações podem variar conforme a conduta de cada veterinário. Em caso de dúvida em algum dos procedimentos, consulte um veterinário de confiança.

Garantir a higiene de seu cão ou gato é essencial para evitar doenças e mal-estar. Seja um bom dono, mantenha os cuidados especiais com seu pet para que ele se mantenha saudável sempre!

Fico por aqui, até a próxima!

Obrigada

Fonte:
MiniMetrô

GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...