quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Leite UHT

Aqui vai um pouquinho d conhecimento para aqueles que gostam de leite: leite UHT, mais conhecido como "leite longa vida"!

O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

Este processo permite eliminar todas as bactérias, inclusive as boas, com isso as propriedades do leite são conservadas sem a necessidade de refrigeração.

O calor intenso modifica as proteínas, prejudicando o processo da digestão do leite, a perda de vitaminas, assim como os lactobacilos e destruição da lisina.
A embalagem na qual o leite UHT fica confinado para comércio é asséptica. No instante em que a embalagem é aberta, o leite fica sujeito a se contaminar e por isso o recomendável é que, depois de aberto, o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até 3 dias. O prazo de validade da embalagem fechada é de 180 dias.
A composição do leite longa vida pode variar em relação ao percentual de gordura:

Leite Integral UHT: composto por 3,0% de gorduras totais, 2,0% de gorduras saturadas, 3,0% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Cada 100g do produto contém cerca de 58 Kcal.

Leite semidesnatado UHT: possui menos gordura: 2,0% de gorduras totais, 1,2% de gorduras saturadas, 3,1% de proteínas e 4,6% de carboidratos. Cada 100g fornece cerca de 50 Kcal.

Leite desnatado UHT: o teor de gordura não pode ultrapassar 0,5%, sendo assim, apresenta um máximo de 0,5% de gorduras totais, 0% de gorduras saturadas, 3% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Como o próprio nome já diz, no processo de obtenção do leite desnatado, a nata é retirada. Cada 100g fornece apenas cerca de 30 kcal.


http://www.brasilescola.com/curiosidades/composicao-leite-uht.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...