sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ACUPUNTURA











O QUE É ACUPUNTURA?



É uma técnica milenar de origem chinesa, mas que também era aplicada pelos indianos(hindus) e egípcios. foram os chineses que tornaram a acupuntura um sistema médico bem organizado e estruturado.



Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, na pele dos animais, podendo ser inseridas superficilmente ou até mesmo alguns centímetros, penentrando a pele e músculos,por exemplo, causando estímulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional ao animal.






QUEM PODE APLICAR A ACUPUNTURA EM ANIMAIS?




Somente um Médico Veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, Moxabustão e outras mais, como a devida qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece. É ele o profissional que estudou devidamente a anatomia, fisiologia e clínica médica, além de diversas outras diciplinas, a fim de que se possa utilizar ambos os conhecimentos, tanto de medicina ocidental(alopática) quanto da oriental.




A ACUPUNTURA É DOLORIDA?



Em casos de dores muito agudas, a acupuntura pode causar um incômodo, quando as agulhas são aplicadas próximas ao local afetado. Em casos extremos temos como driblar a dor, realizando acupuntura com laser ou utilizando a ultrassom.




ACUPUNTURA VETERINÁRIA?



Esta técnica milinar de tratamento vem atualmente crescendo e muito, tanto na medicina humana quanto veterinária.




Ela é extremamente indicada em determinadas doenças ( como diturbios músculo-esqueléticos, neurológicos, digestórios e outros), sendo considerada como tratamento de escolha para tais doenças. E para outras doenças, ela é extremamente indicada como tratamento coadjuvante (como em casos de problema de pele, do sistema imune e endócrino, entre outros) na chamada medicina complementar , mais corretamente falando, medicina integrativa, fazendo parto do chamado tratamento integral, em que a medicina alopática (que faz uso de drogas e fármacos comercializados pelas farmácias e drogarias, além das cirurgias) é utilizada em conjunto com a Acupuntura Veterinária, além de outras técnicas de reconhecida eficácia como a fitoterapia, massagens, fisioterapia, homeopatia e outras técnicas.




QUAIS AS DOENÇAS MAIS COMUMENTE TRATADA PELA ACUPUNTURA?



As doenças que mais levam a Acupuntura Veterinária a se conhecida como exelente forma de tratamento são as chamadas Discopatias, doenças que afetam a coluna(cervical, toracolombar, lombar e lombossacra) e que normalmente levam ao quadro clínico de paralisia/paresia. Animais que ficam portanto paraplégicos ou até mesmo tetraplégicos.



Mas há diversas outras doenças que a acupuntura trata com grande sucesso também, seja apenas mediante o uso de agulhas de acupuntura isoladamente, ou em conjunto com a fitoterapia e a moxabustão( o ato de aquecer o ponto de acupuntura ou área lesada mediante o uso de bastão de erva - Artemisia sp - conhecida como Moxa) ou ainda integrada a medicina alopática ( mediante ao uso de drogas/fármacos e cirurgias).




AS PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS MEDIANTE A ACUPUNTURA SÃO:



Para Cães-Em cães, os sistemas que mais se beneficiam com o uso de acupuntura sem dúvida nenhuma se destacam os seguintes:



osteomuscular/musculoesquelético



nervoso(neurológico)



tegumentar(dermatológico)



imune



endócrino



digestório



geniturinário



cardiovascular e respiratório




Sem dúvida alguma que os distúrbios neurológicos acabam ganhando mais destaque, tendo em vista que a paralisias de membros pélvicos, que tanto acometem os cães, principalmente os da raças Teckel (Daschund), apelidados de "salsichinhas", são em sua grande maioria curadas mediante o uso da acupuntura associada à fitoterapia e alteração de manejo do animal enfermo e ambiente em que ele vive.



Para Cavalos-Dentre as principais doenças tratadas em acupuntura equina sem duvida nenhuma que estão entre as mais frequentes as associadas a problemas locomotores, osteomoleculares e de performace atlética. mas há outros sistemas que não o locomotor que se beneficiam e muito com o uso da acupuntura em cavalos, dentre eles se destacam os sistemas tegumentar, neurológico, imunoendócrino, cardiovascular e com grande destaque o digestório.



As principais indicações da acupuntura em equinos são:



cólicas



diarréias



dermatopatias



problemas respiratórios




distúrbios metabólicos, alérgicos e do sistema imuno-endócrino



Principais indicações em enfermidades locomotoras:



laminite



síndrome do navicular

tendinites



osteíte podal



rabdomiólise



miosites



paresisas/paralisias



dores lombares




A acupuntura ainda é pouco utilizada na área veterinária mas que vem ganhando bastante mercado, por experiência própria posso garantira que é uma forma de tratamento muito eficaz. Tenho um Lhsa Apso de 13 anos e à um ano ele teve um problema de Hérnia de Disco e como não era uma hérnia operável ele fez seções de acupuntura 2 vezes na semana, o resultado foi milagroso e por isso indico a acupuntura, mas sempre garantindo que seja realizada por um Médico Veterinário qualificado na área.



Bom é isso, até a próxima!




Fontes: acupunturaveterinária.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...