terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida aquática canina!

Olá pessoas!!

O verão está ai e junto com ele o calor e o incomodo dos mais peludinhos. Por isso hoje resolvi postar dicas de como se divertir com seu cão na piscina ou algo do tipo que você tenha em casa. Algumas raças já têm predisposição a vida aquática, como o Golden Retriever, o Labrador e o Cocker, e tem necessidade desse tipo de diversão desde filhotes, mas todo cão pode se exercitar na piscina, desde que com cuidado e supervisão. Confira as dicas:

Entrar na piscina é muitas vezes a primeira experiência aquática então ser jogado na água não é legal e raramente dá certo. O cão se sente sem apoio e entra em desespero, cansando mais fácil e correndo o risco de se afogar. Daí pode surgir um trauma e ele nunca mais irá entrar em uma piscina.

O cão pode ser treinado a nadar desde filhote, desde que esteja com todas suas vacinas em dia, e você pode associar a piscina com alguma coisa agradável, como um petisco ou um brinquedo, jogado na água para ele ir buscar. O cão muitas vezes pode ficar na posição errada, ao invés de ir em direção ao objeto ele bate as patas sem deslocar o corpo e aparenta querer sair da água, ficando assim estressado e cansado. Quando isso ocorrer, segure-o firmemente junto à superfície, na posição horizontal com o corpo para frente e solte-o em direção à margem ou ao objeto.

Se houver dificuldades no treino inaugural, ele pode ser feito num lago ou praia, os cães tem mais facilidade para entrar na água rasa e geralmente vão indo para o fundo com naturalidade. Petiscos podem ser jogados para estimular a ida ao mais fundo e para o cão não desistir.

A experiência aquática de seu cão deve ser agradável e evitar traumas ou acidentes. Portanto depois que ele nadou, estimule-o mais um pouco, recompensando-o com petiscos de vez em quando e esteja sempre pronto para socorrê-lo quando necessário. Após ele nadar seque bem as orelhas (a umidade pode causar otite) e se a natação foi no mar ou lagoa lave antes de secar as orelhas com água doce ou solução fisiológica.

Os cães não conseguem sair sozinhos da piscina, portanto, é ideal sempre ter alguém para supervisioná-lo e ajudá-lo a sair, ou que a piscina tenha degraus largos ou uma rampa que auxilie o apoio, lembrando sempre que o cão deve ser familiarizado com o novo recurso.

Se você tem uma piscina em casa, nada melhor do que passar um tempo extra com seu amigo, espero que as dicas ajudem.

Eu fico por aqui e até a próxima!!

Fontes:

http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=91

Um comentário:

  1. adoro cães, tenho dois labradores. Pessoal, vou deixar uma dica para vocês. Quem tiver em busca de acessórios estilizado para seu pet precisa conferir essse site www.disexta.com.br . Tem cada produto tão fofo

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...