domingo, 29 de maio de 2011

Filhotes


Olá pessoal!!
Estava aqui na internet pensando em um tema para o nosso post de hoje e decidi falar sobre Filhotes,essas pequenas fofuras que precisam de cuidados especiais e que muitos dos donos nem sabem por onde começar.

Após adquirir o seu filhote o primeiro cuidado e principal é certificar as sua vacinas.Se no local onde você o adquiriu não entregou nenhuma carteira de vacinação e vermifugação o melhor a fazer pela saúde do seu bichinho é levá-lo o mais rápido possivel ao Médico Veterinário para que comece um programa de imunização.

A vacinação é muito importante, pois esta vai proteger o animal contra sérias doenças, permitindo que ele fique livre para fazer o que mais gosta: Brincar e Passear!!Além de que algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para o homem, por isso vacinar é cuidar da saúde do animal e também das pessoas que convivem com ele.

O animal deve estar saudável para ser vacinado,sem febre,diarréia e previamente vermifugado. Se seu filhote estiver com alguma enfermidade pode ocorrer falhas no esquema de vacinação então certifique se seu animal está saudável antes de começar o programa de vacinas.
As vacinas e o intervalo entre as doses vão estar a critério de cada Médico Veterinário, sendo as vacinas multiplas(V8 e V10) e anti-rábica obrigatórias em qualquer programa de vacinação.

São recomendadas pelo menos 3 doses da vacina múltipla, iniciando-se o programa de vacinação ao redor dos 45 dias de vida, período no qual a imunidade transmitida pela mãe está terminando, e revacinar a cada 21 ou 30 dias até completar as 3 doses.

As vacinas múltiplas protegem seu cão contra diversas doenças: Leptospirose (4 sorovares), Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose e Parainfluenza.

As vacinas múltiplas de gatos protegem contra: Calicivirose (FCV), Panleucopenia Felina (FPL), Rinotraqueíte (FVR), Clamidiose.

Além dessas vacinas tem que ser dada também, tanto para cães quanto para gatos, a vacina contra a Raiva, extremamente importante por essa doença ser considerada uma zoonose, e também por não ter cura para os animais.

Existe também vacinas contra a Gripe Canina, Giardíase e Leptospirose, as quais se adéquam aos programas de vacinação e devem ser indicadas pelo Médico Veterinário, caso seja necessário a sua utilização.

SUGESTÃO PROGRAMA BÁSICO DE VACINAÇÃO

CÃO
6 semanas - MÚLTIPLA (1° DOSE)

9 semanas - MÚLTIPLA (2º DOSE)

12 semanas- MÚLTIPLA (3° DOSE) + ANTI-RÁBICA

Anualmente – reforços da MÚLTIPLA + ANTI-RÁBICA

GATO
6 semanas - MÚLTIPLA (1° DOSE)

9 semanas - MÚLTIPLA (2º DOSE)

12 semanas- MÚLTIPLA (3° DOSE) + ANTI-RÁBICA

Anualmente – reforços da MÚLTIPLA + ANTI-RÁBICA


Existem importantes diferenças raciais e regionais que determinam variações nos programas de vacinação dos animais. O Médico Veterinário é o único profissional habilitado a elaborar um correto programa de vacinação, bem como avaliar as condições clínicas do animal, verificando se ele está apto a receber a vacina.
Todo esse processo é muito importante para a manutenção da saúde dos animais, daí a necessidade de se utilizar vacinas de qualidade que são as vacinas importadas, e que sejam aplicadas pelo Veterinário.
Nunca procure casas agropecuárias pois esses estabelecimentos não são autorizados para realizar aplicações.


Bom gente é isso! até o próximo post

sábado, 28 de maio de 2011

Cães da PM do Rio ganharão coletes a prova de balas

Foto do Portal da Polícia de SC
Adorei a notícia e acho que deveria ser assim no país inteiro! Nada mais justo que um pouco de proteção para eles, afinal eles nos servem tanto quanto um policial humano! Assim como qualquer policial eles tem uma carreira na profissão, treinam, trabalham e se aposentam.

A idéia dos coletes foi desenvolvida para a Copa de 2014, e com certeza vai ser adotada para ser usado em qualquer missão. O colete tem capacidade de segurar tiros de pistolas 9mm, .40 e 3.75, e protege o animal na parte do pescoço e peitoral.

O treinamento para um cão policial é muito sério e começa logo quando filhote, com quatro meses o cachorro começa a conviver com o policial que vai ser seu companheiro (cada policial é responsável pelo seu cachorro), de 6 a 15 meses aprende treinamento básico como deitar e sentar, e depois começam os treinamentos policiais como imobilizar uma pessoa, atacar, farejar drogas e até mesmo correr e saltar de lugares altos. 

Os cães na polícia são tratados como verdadeiros soldados, recebendo todos os cuidados necessários e agora para completar, pelo menos no Rio de Janeiro, dentre esses cuidados vão estar coletes a prova de bala, além de óculos de proteção. E estão tentando desenvolver um capacete.

Fiquei muito feliz com a notícia, e tenho muito orgulho desses animais que dão a vida pela segurança da sociedade.

Fontes:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Passeando com o seu cão

Olá pessoal, esses dias estava na rua quando vi uma cena lamentável: um cachorro que estava na coleira mordeu um cachorro de rua. Pois é, o cachorro saiu correndo chorando e o dono do outro cão fingiu que nada tinha acontecido...

Então resolvi dar umas dicas pra quem gosta de levar seu bichinho pra passear:

1º O animal sempre deve sair de casa com COLEIRA, não importa o quanto obediente ou treinado ele seja.

2º Existem lugares que é de uso obrigatório a FOCINHEIRA, procure se informar e respeite as regras de cada local, se não for obrigatório o uso, pense bem antes de sair sem a focinheira, principalmente se o seu cachorro for de grande porte, existem raças que não se dão bem com pessoas ou animais estranhos, e por mais que você ame o seu cãozinho, ele pode ter respostas agressivas em ambientes estranhos e você pode não conseguir controla-lo.

3º Tente levar seu cão em uma praça ou um LUGAR ABERTO, melhor se na sua cidade houver um lugar adequado para passear com cachorros, os carros e os barulhos das ruas podem estressa-los e o passeio acaba perdendo sua finalidade.

4º Leve sempre um SAQUINHO para pegar as fezes, isso é sua obrigação, evita que alguém pise e também ajuda deixar a sua cidade mais limpa.

5º Se o passeio for longo leve uma tigela e uma garrafa da ÁGUA para oferecer ao seu bichinho.

Lembrem-se: passear é muito importante para o seu cão, ajuda ele a liberar a energia e o contato com outras pessoas e animais deixa ele mais sociável, com um animal que passeia sempre raramente você vai ter problemas quando precisar receber visitas na sua casa, além de tudo é um ótimo exercício e evita que o seu bicho se torne obeso, que é um enorme problema entre os cães hoje em dia.

Aproveitem as dicas e tenham um ótimo passeio com o seu bicho!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como cuidar de coelhos!


Olá!!

Eu sei que a páscoa já passou e eu sei também que um bando de crianças ganhou um coelho de presente. O que ninguém pensa antes de comprar um coelho lindinho de estimação é que ele necessita de atenção e cuidado tanto quanto um cachorro ou um gato e que as crianças perdem logo o interesse (existem exceções ou não para isso). Resolvi então agregar informações sobre esses seres fofos e lindos (eu tenho um, lindo e fofo também hehehe) e como você pode cuidar melhor dele. Hoje além das “lebres” também existem raças especializadas para estimação que são os mini coelhos, esses cuidados servem para os dois tipos, somente medicamentos e vermifugação o melhor é vocês consultarem antes um veterinário especializado e nunca a casa agropecuaria em que não tenha um, eles nem sempre sabem o certo para seu animal e estão muito mais acostumados com animais maiores.

- Coelhos vivem de 7 a 10 anos, pense antes de levar um para sua casa, se você tem o tempo, o espaço e a atenção necessários;

- Se ele for viver em uma gaiola ela deve ser limpa frequentemente, faça chuva ou sol, também deve ter o espaço adequado para que seu bichinho se sinta confortável e faça suas atividades normais. Coelhos precisam de exercício, não mantenha-o somente na gaiola;

-Coelhos bebem água, apesar de muita gente achar que não, água limpa e fresca regularmente, mesmo que você não tenha um bebedouro especializado para eles;

- Eles são extremamente sensíveis e estressam muito facilmente, cuidado ao manuseá-los, nem todos gostam de ficar no colo ou de ser apertados frequentemente, eles sofrem lesões muito facilmente e a maioria delas não há tratamento, acarretando a morte de seu bichinho. CUIDADO COM AS CRIANÇAS;

- Eles são muito mais felizes com a companhia de outro coelho ou de um dono mais atencioso, se você não pode prover isso pense bem antes de adotá-lo;

- Coelhos comem duas vezes por dia geralmente, cenoura por mais cliche que seja engorda, portanto dê uma alimentação balanceada ao seu bichinho, hoje existem rações especializadas já. Se quiser você também pode dar folhas verde-escuro (brocólis, couve, etc...);

- Seus dentes crescem constantemente, se você não o alimenta com ração ou ele não tem algum brinquedo, dê um pedaço de madeira, seus dentes precisam de manutenção ou eles terão que ser aparados cirurgicamente e isso gera um transtorno tanto para o dono quanto para o animal;

- Observe sempre seu animalzinho, se alguma coisa estiver diferente leve-o imediatamente até o veterinário de sua confiança, não faça auto medicação, eles podem estressar pelo manuseio e até vir a óbito quando o problema era muito menos que isso.

Acho que os pontos mais importantes estão aqui, se você ainda estiver na dúvida, procure um profissional e se informe. A páscoa gera uma preocupação enorme às instituições de proteção animal pelo abandono desses animaizinhos. Não seja inconsequente, adote sim, mas quando você pode prover o bem estar desse animalzinho.

Eu fico por aqui!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Obesidade


Muitas pessoas ainda têm o pensamento de que animais saudáveis e bonitos são os animais gordos, e muito pelo contrário assim como nós, os nossos bichinhos precisam manter um peso equilibrado, para que tenha uma vida saudável. A obesidade por definição é o acumulo excessivo de gordura no corpo, e é considerado obesidade quando o animal esta de 15 a 20% acima do peso padrão da raça, outro parâmetro para avaliar se o animal esta acima do peso é através das costelas, que devem ser facilmente palpáveis, e o animalzinho deve ter uma cintura, se o bichinho estiver com uma forma abaulada provavelmente este está encaminhando para obesidade ou é obeso . Há algumas raças que são mais predisposta a obesidade como os labrador, beagle, basset hound, rottweiller, sendo mais comum animais adultos a idosos.

A obesidade pode ocorrer por diferentes motivos:

-Superalimentação (balanço energético positivo) – que é a maioria dos casos, comum em animais que ficam a maior parte do tempo dormindo, e comem muito, e que o proprietário frequentemente oferece guloseimas, ou seja, comem mais do que gasta.

-Disfunção hormonal – como hipotireoidismo, neste caso o animal pode ter um aumento de peso moderado a acentuado, porém sem aumento do apetite, e geralmente essa disfunção vem associada a outros sinais como hipotermia, alterações dermatológicas, entre outros. Essa disfunção pode ser detectada através de dosagem dos níveis séricos de triglicerídeos, colesterol, e a função tireoidiana pelo T4 total, T4 livre e TSH.

-Estresse- Comum em animais que ficam muito sozinhos, e com carência de atenção, e para aliviar essa tensão acabam comendo mais que o necessário.

O problema da obesidade vai muito além do que apenas a aparência, pode levar a sérias complicações como: problemas articulares e na coluna, alterações cardiovasculares, maior chance de desenvolver a diabetes, disfunção reprodutiva, transtornos cutâneos, lipidose hepática, e consequentemente menor expectativa de vida dos nossos bichinhos.

Como tratamento, inicialmente o proprietário deve se conscientizar de que seu animal esta obeso, e então sob orientação do médico veterinário iniciar uma dieta, associada a exercícios físicos. Hoje em dia existem diversas rações que apresentam menor concentração calórica (light), e também suplementos que ajudam na queima de gordura corporal, mantém a massa magra, diminui níveis de estresse, e ainda faz o controle da glicemia.

Bom galera, vamos controlar a alimentação dos nossos bichinhos para que eles tenham uma vida mais saudável.

Valeu, até a próxima!


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bem Estar Animal - Florianópolis

Foto: http://solidariedadeanimal.blogspot.com
Bom dia pessoal! Estava no google procurando assunto pra um novo post, quando me deparei com uma reportagem sobre o projeto de castração de Floripa muito interessante, resolvi dar uma investigada e achei projetos incríveis no site da prefeitura de lá!

Primeiramente vamos falar de quem são estes projetos. Eles tem uma Diretoria de Bem Estar Animal na cidade que tem como objetivo educar a população e resolver o problema dos animais errantes! E para atingir esses objetivos eles tem uma gama de projetos sociais que hoje em dia servem de modelo para diversas cidades do país!

Entre os projetos o que eu mais gostei, e acho que toda cidade deveria ter, são: 
- O Amigo Animal, que é educacional, toda semana alunos do ensino fundamental visitam a sede do bem estar animal e além de palestras, recebem uma cartilha e visitam os animais do canil;
- O Controle Populacional, que nada mais é que a castração de animais da população carente, a carrocinha do bem (como eles chamam) vai toda semana até o bairro onde foi agendado e conduz os animais (no mínimo 10 e no máximo 24 por dia) até o Centro Cirúrgico onde são feitas as castrações, 72 hrs depois os animais retornam as suas casas castrados, com antibiótico e antiinflamatório, e têm mais, se o animal for vítima de maus tratos é retido no Bem Estar Animal e seus donos encaminhados ao Ministério Público, e ainda, se necessitarem de outros cuidados ou outras cirurgias, será tudo feito gratuitamente pelo projeto! Achei fantástico.
- E o último, o Doação de Animais, onde a Diretoria recolhe os animais vítimas de maus-tratos, castra, cuida, coloca chip e arruma um lar pro bichinho, quem adota tem que assinar um termo de adoção.

Ainda têm mais projetos, mas esses três eu adoraria que a minha cidade (Londrina/PR) tivesse.

Os projetos funcionam devido a ajuda de voluntários, que hoje em dia já chegam a 400!
Florianópolis está de Parabéns pela iniciativa, e é um modelo a seguir, espero achar mais cidades assim e poder postar sobre elas.

FONTES:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Para descontrair!

Enquanto não chega a vez das meninas postarem, vai um vídeo do gato mais fofo que eu já vi na vida ahuahuah. Por esses dias teremos mais assuntos como:

Obesidade
Como cuidar de seu coelho
Livros sobre cães



Fico por aqui!!

domingo, 1 de maio de 2011

Adotando um Cão Adulto


Lá vamos pro meu primeiro post!
Seguinte, a gente sabe que a adoção além de um ato de amor é um benefício pra sociedade!

Pensando nisso, e lendo sobre o assunto, achei legal comentar sobre a adoção de cães adultos! Levar um leigo a aceitar adotar um cão, ainda mais vira-lata, já é uma luta, agora levá-lo a adotar um cão adulto é uma luta maior ainda. Quando se compra um cãozinho, como que por uma regra, o levamos pra casa filhotinho, afinal, eles são irresistíveis! Porém, os cães para a adoção, são em sua maioria abandonados depois de adultos, por inúmeros motivos. O que leva às pessoas a pensarem que os cães adultos estão sofridos demais para integrar uma nova família. Isso está errado! Os cães abandonados só precisam de uma oportunidade pra mostrarem d que são capazes e se tornarem membros de novas famílias. Aqueles cães que chegam ao abrigo em condiçoes graves, não são disponíveis para adoção!

Ok, entendemos que os cães adultos merecem a adoção, mas, é possível criar um vínculo com um animal que você não criou? SIM. Cachorros de qualquer idade podem crescer muito apegados a quem lhe der carinho. E podem criar um vínculo bem rapidinho.

Pra simplificar, e pra gente realmente perceber que os cães adultos são incríveis e surpreendentes, aqui vão 10 vantagens de adotar um cãozinho adulto:
1. São mais tranqüilos, não latem muito e não choram à noite;
2. São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
3. São mais independentes, caso tenham que ficar sozinhos por algumas horas;
4. Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
5. Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
6. É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado. Filhotinhos são encantadores, mas é impossível saber como serão quando crescerem
7. Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
8. Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
9. São mais atentos a chegadas de pessoas;
10. Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você, isso mesmo, os cães vindos de abrigos são muito mais gratos e saberão recompensá-lo com a maior demonstração de fidelidade, afeição e carinho por você.

Ainda com dúvida se deve adotar um cão adulto? Não fique. Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.

É isso ai! ADOTE! E NÃO TENHA MEDO DE ADOTAR UM CÃO JÁ ADULTO!
A gratidão de um animal é sempre verdadeira, inexplicável e inesquecível!

Até o próximo post! ;)

Castração para reduzir número de animais abandonados



Oi gente!! Como hoje é o meo primeiro post vou colocar em destaque uma reportagem da Folha de Londrina realizada no dia 15 de abril e que teve como tema principal o programa de castração da Universidade Norte do Paraná.


Esse programa é muito legal, já que quem realiza as castrações somos nós, alunos do último ano o curso de Medicina Veterinária e acompanhados por professores. Gente não precisa ficar com medo de levar seus bichinhos para serem castrados na instituição só pelo fato de ser realizado por alunos, o programa é bem sério e posso garantir que os animais passam pelos melhores procedimentos para garantir o bem estar do animal .


São procedimentos cirurgicos realizados todas as quartas-feiras, com uma média de 5 a 6 castrações tanto de machos como de fêmeas. Existe uma parceria com as Ongs de proteção animal de Arapongas e Rolândia para a castração dos animais abandonados e que precisam de um novo lar.


Como já falado em outro post a castração tras grandes beneficios os cães e gatos. Nas fêmeas o procedimento é a retirada dos ovários,tubas uterinas e útero, e tras como benefícios:
-evitar a infecção uterina (piometra)doença que atinge 60% das fêmeas
-se realizado antes do primeiro cio diminui em 95% as chances de tumor de mama
-evita gravidez indesejada e o abandono dessas crias.

O procedimento nos Machos é a retirada dos testículos, e os beneficios são:
-evita brigas por disputa territorial
-evita/diminui a demarção com urina em todos os lugares da casa
-diminui muito o cheiro forte da urina dos gatos
-previne tumores de próstata, consequentemente hérnias perineais
-evita que eles fujam de casa atrás de fêmeas no cio.

Além de benefícos para cada sexo exitem os gerais que são:
-O aumento da expectativa de vida
-Diminuição dos riscos de doenças e a continuidade de doenças hereditárias( luxação de patela, displasia coxo-femural)
-e cães que não saem a rua evitam a chance de adquirir TVT (tumor venéreo transmissível).

Quanto mais precoce a castração maior a garantia de todos os benefícios, mas isso não impede que seu bichinho seja castrado mais velho.
Bom pessoal é isso, a castraçaão só pode fazer o bem para os animais agora vai de cada dono ter consciência e saber a hora certa para castrar.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...